Filtro Curva de tom

Para aplicar o efeito de Curva de tom


O filtro Curva de tom permite realizar correções de cor e tom ajustando os canais de cor individuais ou o canal composto (todos os canais combinados).

Imagem original (esquerda); a imagem com faixa tonal ajustada (direita)

Os valores dos pixels individuais são plotados ao longo de uma curva de tom que aparece em um gráfico e representa o equilíbrio entre sombras (parte inferior do gráfico), tons médios (meio do gráfico) e destaques (parte superior do gráfico).

A curva de tons mostra o equilíbrio entre as sombras, tons médios e destaques de uma imagem. Os valores de pixels originais (x) e ajustados (y) são exibidos lado a lado ao arrastar a curva de tom. Este exemplo mostra um pequeno ajuste na faixa tonal, no qual os valores de pixels de 152 são substituídos por valores de pixels de 141.

O eixo x do gráfico representa os valores tonais da imagem original; o eixo y do gráfico representa os valores tonais ajustados. Mover a curva para cima e para a esquerda clareia a imagem e aumenta a cor em qualquer canal; mover a curva para baixo e para a direita escurece a imagem ou diminui a cor de determinado canal. Se você tiver uma imagem com matiz azulado, por exemplo, você pode diminuir o azul na imagem com a seleção do canal Azul da caixa de listagem Canal ativo e mover a curva para baixo e para a direita.

Para ajustar a cor e o tom de uma imagem, arraste a curva de tom de maneira interativa na janela de visualização, adicione um ou mais nós à curva de tom, selecione as áreas na janela de imagens ou aplique uma predefinição. Você pode ajustar vários pontos ao longo de uma curva, para clarear as sombras e escurecer os destaques.

Também é possível salvar ajustes da curva de tom como predefinições para usá-los em outras imagens. Os arquivos da curva de resposta são salvos com a extensão .CRV.

Para aplicar o efeito de Curva de tom Voltar Ao Início

 

Marque a caixa de seleção Mostrar todos os canais.
Clique na ferramenta Conta-gotas e clique na imagem. Os pixels que você seleciona aparecem como nós na curva de tom.
Dica: Mantenha pressionado o botão Suavizar para suavizar continuamente a curva de tom.
Clique em Redefinir canal ativo.
Clique em Redefinir.
Clique em Equilibrar tom automaticamente.
Para especificar os pixels marginais (pixels aparados) em cada extremidade da faixa tonal, clique no botão Configurações e especifique os valores de Limite de preto em e Limite de branco em na caixa de diálogo Faixa de ajuste automático.
Clique no botão Abrir à direita da caixa Predefinições e escolha a pasta onde as predefinições serão armazenadas.
Clique no botão Salvar à direita da caixa Predefinições e localize a pasta onde você deseja salvar a predefinição.

*

Para girar o eixo da grade, clique no botão Inverter .

Para alterar a resolução da grade, pressione a tecla Alt e clique na janela de visualização.

Para inverter a curva de tom selecionada, clique nos botões Girar na horizontal ou Girar na vertical .

*

O histograma permite exibir a faixa tonal ajustada e avaliar os resultados. Para obter mais informações sobre histogramas, consulte Usar o histograma.

Os recursos documentados em Ajuda estão disponíveis na versão completa do CorelDRAW Graphics Suite 2019. Alguns recursos podem não estar disponíveis nesta versão do produto.


Comentários
Esta página foi útil? Envie comentários. (É necessário ter uma conexão com a Internet.)