Compreender gráficos vetoriais e bitmaps

Os dois principais tipos de gráfico são os vetoriais e os bitmaps. Os gráficos vetoriais são compostos de linhas e curvas e gerados a partir de descrições matemáticas que determinam a posição, o comprimento e a direção na qual as linhas são desenhadas. Os bitmaps, também conhecidos como imagens por rastreio, são compostos de quadrados pequenos denominados pixels. Cada pixel é mapeado para um local na imagem e tem valores numéricos de cor.

Os gráficos vetoriais são ideais para logotipos e ilustrações por serem independentes de resolução, além de poderem ser dimensionados para qualquer tamanho ou impressos e exibidos em qualquer resolução, sem perder os detalhes e a qualidade. Além disso, é possível produzir contornos aguçados e definidos com gráficos vetoriais.

Os bitmaps são excelentes para fotografias e pinturas digitais já que reproduzem bem as gradações de cor. Os bitmaps são dependentes da resolução, ou seja, representam um número fixo de pixels. Eles têm uma boa aparência em seu tamanho real, mas podem parecer irregulares ou perder qualidade de imagem quando são dimensionados, exibidos ou impressos em uma resolução superior à original.

Você pode criar gráficos vetoriais no CorelDRAW. Também é possível importar bitmaps (como arquivos JPEG e TIFF) no CorelDRAW e adicioná-los aos desenhos. Para obter informações sobre como trabalhar com bitmaps, consulte Trabalhar com bitmaps.

Topo: Um gráfico vetorial consiste em linhas e preenchimentos. Parte inferior: Um bitmap é composto por pixels.


Comentários
Esta página foi útil? Envie comentários.

Copyright 2012 Corel Corporation. Todos os direitos reservados.