Após adicionar um bitmap a um desenho, é possível alterar suas dimensões e sua resolução.
Você pode alterar a resolução e o tamanho de um bitmap ao mesmo tempo. Da esquerda para a direita: imagem com amostragem para baixo, imagem original, imagem com amostragem para cima.
É possível alterar as dimensões físicas de um bitmap aumentando ou diminuindo sua altura e sua largura. Ao escolher uma unidade de medida, você pode achar úteis as seguintes dicas:
Resolução é a quantidade de detalhes que um arquivo de imagem contém, ou que um dispositivo de entrada, saída ou exibição é capaz de produzir. A resolução é medida em dpi (pontos por polegada) ou ppi (pixels por polegada). Resoluções baixas podem resultar em uma aparência granulada, enquanto resoluções elevadas podem produzir imagens de qualidade maior, mas resultam em arquivos com tamanho maior. O tamanho e a resolução de uma imagem afetam sua qualidade de impressão. Escolha as dimensões e a resolução da imagem que correspondem à sua intenção de impressão. Se você planeja imprimir sua arte-final na impressora de mesa ou usá-la na web, lembre-se das seguintes considerações para garantir que a imagem final fique como pretendido.
O tamanho de um bitmap na tela depende da altura e largura em pixels do bitmap, do nível de zoom e das configurações do monitor. Como resultado, o tamanho do bitmap deve aparecer diferente na tela e na impressão.
Reamostrar é alterando a quantidade de detalhes da imagem à medida que você altera a resolução e as dimensões de pixel de um bitmap. Você pode diminuir ou aumentar o tamanho das imagens.
Baixar a resolução diminui o número total de pixels em uma imagem. Em geral, os melhores resultados são obtidos quando a amostragem para baixo é feita após correções de cor e tom, mas antes do aguçamento.
Baixar a resolução de um bitmap
Aumentar a resolução adiciona mais pixels a uma imagem. CorelDRAW permite ampliar imagens sem perder qualidade e detalhes. Você pode escolher entre vários modos de aumento da resolução para atender às suas necessidades. O método Bicúbico adiciona novos pixels entre os pixels existentes e os interpola com base nas cores dos pixels vizinhos. Este método produz gradações tonais suaves. O método Vizinho mais próximo substitui cada pixel pelo pixel mais próximo na imagem ampliada, resultando em vários pixels da mesma cor. Esse método preserva detalhes nítidos; no entanto, ele também pode produzir bordas irregulares em vez de linhas e curvas suaves. Além disso, o aplicativo usa técnicas avançadas de aprendizado de máquina para melhorar as imagens, preservando bordas limpas, nitidez e detalhes finos. Com base na análise de um grande número de imagens e fotografias artísticas, os dois métodos de inteligência artificial, Ilustração e Fotorrealista, usam algoritmos de redes neurais para reduzir o ruído e a pixelização e manter a cor. Com suas técnicas de desfocagem e aguçamento de nível baixo que criam efeitos semelhantes a desenhos, o método Ilustração é ótimo para imagens como logotipos, desenhos, ilustrações e pinturas criadas no software de design gráfico. O método Fotorrealista funciona bem para redimensionar fotos.
(esquerda) Foto original; (direita) A foto é redimensionada três vezes em relação ao seu tamanho original.
Dependendo da configuração do hardware do sistema, o aumento da resolução de uma imagem com os métodos Ilustração e Fotorrealista pode levar de alguns segundos a vários minutos. Quando o tempo estimado para concluir a operação exceder 3 segundos, uma barra de progresso aparecerá para mostrar o tempo restante. O tempo estimado não leva em consideração nenhum processo ou aplicativo que você possa iniciar após iniciar o aumento da resolução e que pode afetar o desempenho. Você pode cancelar o processo de aumento de resolução a qualquer momento.
O aumento da resolução aumenta também o tamanho do arquivo de uma imagem; a redução da resolução diminui. A reamostragem com uma resolução fixa permite manter a resolução da imagem por meio da adição ou subtração de pixels e variando o tamanho do arquivo. A reamostragem com uma resolução variável mantém o tamanho da imagem em polegadas, milímetros ou centímetros inalterado e altera o tamanho do pixel, resultando em uma resolução menor ou maior do que aquela da imagem original.
Quando você altera as dimensões de um bitmap especificando valores na barra de propriedades ou arrastando as alças de seleção na janela de desenho, CorelDRAWajusta automaticamente a resolução sem alterar a quantidade de dados de pixel.
Por padrão, a unidade de processamento gráfico (GPU) do seu computador é usada para amostragem para cima. No entanto, se a GPU do sistema não suportar CUDA ou OpenCL (1.2 ou superior) e for incompatível com CorelDRAW, você poderá configurar o aplicativo para usar a unidade central de processamento (CPU) clicando em Ferramentas
Opções
Global, Geral e desabilitando a opção Reamostragem. Para mais informações sobre requisitos do sistema CorelDRAW, consulte Requisitos do sistema.
Os métodos para aumentar resolução Fotorrealismo e Ilustração são suportados apenas na versão de 64 bits do CorelDRAW Graphics Suite.
Também é possível reamostrar um bitmap selecionado clicando no botão Reamostrar na barra de propriedades.
Alguns recursos documentados na Ajuda estão disponíveis exclusivamente para assinantes. Para mais informações sobre a assinatura do CorelDRAW, visite coreldraw.com.