Os scripts da Corel são programas curtos que usam a linguagem de programação Corel SCRIPT para automatizar tarefas simples. Por exemplo, se houver uma série de imagens subexpostas, é possível gravar os ajustes corretivos à medida que são aplicados à primeira fotografia. Você pode então executar a gravação em todas as demais fotografias para corrigi-las simultaneamente.
Use a janela do inspetor Gravador para criar gravações que podem ser salvas como scripts para uso futuro. Também é possível usar a janela do inspetor Gravador para abrir, editar e reproduzir gravações e scripts.
É possível gravar uma sequência da maioria das operações do teclado, barra de ferramentas, caixa de ferramentas, menu e mouse. À medida que são gravadas, as operações são convertidas em sentenças de comando que aparecem cronologicamente em uma lista de comandos. Cada sentença de comando é composta por uma palavra baseada no nome de um menu e pelo nome de um comando localizado nesse menu.
Algumas operações são convertidas em parâmetros incorporados a um comando. Os parâmetros são gravados, mas não são exibidos na lista de comandos. Por exemplo, se uma cor de tinta for selecionada e uma pincelada for aplicada à imagem, a seleção da cor não será exibida na lista de comandos do gravador; em vez disso, ela será gravada como um parâmetro do comando da ferramenta Pintura.
As seguintes operações e comandos não podem ser gravadas no Corel PHOTO-PAINT:
Para tornar uma gravação acessível em uma sessão futura do Corel PHOTO-PAINT, é necessário salvá-la como um script. Os scripts criados podem ser carregados e reproduzidos a qualquer momento.
Você pode também salvar uma lista de ações de Desfazer como um script. Por exemplo, se não tiver gravado as ações aplicadas a um efeito que você deseja reproduzir, poderá salvar essas operações como um script usando a lista Desfazer. Um script criado a partir de uma lista Desfazer inclui todas as operações efetuadas em uma imagem; portanto, pode ser necessário editar o script para isolar os comandos desejados.
É possível editar uma gravação ou script inserindo comandos novos, gravando em cima de comandos existentes e excluindo os comandos que não deseja mais incluir.
Reproduzir gravações e scripts
Ao se reproduzir uma gravação ou script, os comandos gravados são aplicados à imagem ativa. Você pode reproduzir uma gravação apenas na sessão atual do Corel PHOTO-PAINT. Se desejar usar a gravação em outras sessões de trabalho, é necessário salvá-la como um script. Antes de reproduzir uma gravação ou script, certifique-se que a imagem ativa contém os componentes necessários para a execução bem-sucedida dos comandos gravados. Por exemplo, se seu script tiver comandos específicos para objetos, ele não pode ser aplicado com êxito a uma imagem que não contenha objetos.
É possível aplicar um comando único de uma gravação ou script a uma imagem. Esse recurso é útil quando você desejar avaliar o resultado de um comando específico antes de aplicar o restante dos comandos da gravação ou do script à imagem.
É possível aplicar um ou mais scripts a uma ou mais imagens simultaneamente, o que é conhecido como processamento em lote. Esse recurso permite realizar ajustes globais em várias imagens, sem ser necessário abrir cada imagem e reproduzir cada script individualmente. Após o processamento em lote, as imagens podem ser salvas em seu formato de arquivo original ou em um formato de arquivo diferente.
Se um comando de salvar documento for a primeira ação em uma gravação, é possível restaurar a imagem original retornando ao primeiro comando na gravação.
Se você excluir comandos de um script, terá que salvar o script antes de fechá-lo para salvar as alterações.
Escolher a opção Não salvar na caixa de listagem Ao terminar permite avaliar os resultados antes de substituir a imagem original.
Alguns recursos documentados na Ajuda estão disponíveis exclusivamente para assinantes. Para mais informações sobre a assinatura do CorelDRAW, visite coreldraw.com.