Arquivo de plotadora HPGL (PLT)


O formato de arquivo de plotadora HPGL (PLT), desenvolvido pela Hewlett Packard, é baseado em vetor. Ele é utilizado em programas como o AutoCAD para imprimir desenhos em plotadoras. Outros aplicativos Corel podem interpretar um SUBCONJUNTO do conjunto de comandos HPGL e HPGL/2. Este formato usa um fator de escala de 1016 unidades de plotadora para 1 polegada.

Para importar um arquivo de plotadora HPGL

Voltar Ao Início
1 Clique em Arquivo Importar.
O comando Arquivo Importar permite colocar o arquivo como um objeto na imagem ativa. Para abrir um arquivo PLT como uma imagem, clique em Arquivo Abrir.
2 Localize a pasta na qual o arquivo está armazenado.
3 Escolha PLT - Arquivo de plotadora HPGL (*.plt; *.hgl) na caixa de listagem ao lado da caixa Nome do arquivo.
4 Clique no nome do arquivo.
5 Clique em Importar.
6 Na caixa de diálogo Opções HPGL, ajuste qualquer uma das configurações seguintes.
7 Clique em OK.

Notas técnicas sobre o PLT (HPGL Plotter)

Voltar Ao Início

Importar um arquivo PLT

Os programas Corel têm suporte para as versões 1 e 2 dos formatos de arquivo PLT, embora alguns recursos da versão 2 não tenham suporte.
É possível importar imagens maiores do que o tamanho máximo de página do programa Corel ativando a opção Escala na caixa de diálogo Opções HPGL, que permite o redimensionamento da imagem importada.
O fator de resolução de curva pode ser definido como um valor entre 0,0001 e 1,0 polegada. O valor pode ser bastante preciso; são aceitáveis até oito casas decimais. Uma configuração de 0,0001 resultará na resolução mais alta, porém aumentará significativamente o tamanho do arquivo. A resolução de curvas recomendada é de 0,102 mm.
O formato de arquivo PLT não contém informações sobre cor. Em vez disso, os diversos objetos nos arquivos PLT possuem determinados números de caneta associados a eles. Quando são importados em um programa Corel, os números de caneta recebem, cada um, uma cor específica atribuída. É possível especificar a cor atribuída a cada caneta, para que se possa fazer a correspondência das cores originais do gráfico.
A lista Seleção da caneta contém 256 canetas, embora nem todas as canetas possam ser atribuídas. Você pode alterar as atribuições das cores escolhendo a caneta e, em seguida, escolhendo uma nova cor para ela na lista Cor da caneta. A escolha de Cores personalizadas faz com que seja exibida uma caixa de diálogo de definição de cores que permite definir uma cor personalizada de acordo com os valores RGB.
Você pode alterar as atribuições da largura da caneta escolhendo a caneta e, em seguida, escolhendo uma nova largura para ela na lista Largura da caneta.
Você pode configurar uma caneta definida com a opção Não usado. É possível também redefinir as configurações atuais da caneta na Biblioteca de canetas para as configurações salvas anteriormente.
Os programas Corel têm suporte para inúmeros tipos de linhas pontilhadas, tracejadas e sólidas do formato de arquivo PLT. O número padrão de uma linha em um arquivo PLT é convertido para um padrão de tipo de linha.
Se o arquivo PLT tiver uma fonte que não esteja no computador do usuário, a caixa de diálogo Correspondência de fontes PANOSE permitirá ao usuário substituir a fonte ausente por uma disponível.

Esta página foi útil? Envie comentários.


Alguns recursos documentados na Ajuda estão disponíveis exclusivamente para assinantes. Para mais informações sobre a assinatura do CorelDRAW, visite coreldraw.com.