Um histograma permite exibir a faixa tonal de uma imagem para que você possa avaliar e ajustar as cores e os tons. Por exemplo, um histograma pode ajudar você a detectar detalhes em uma foto que estejam ocultos devido à subexposição (uma foto capturada com pouca luz).
Um histograma possui um gráfico de barras horizontais que plota os valores de brilho dos pixels de sua imagem em uma escala de 0 (escuro) a 255 (claro). A parte esquerda do histograma representa as sombras de uma imagem, a parte do meio representa os tons médios e a parte direita representa as luzes. A altura dos cravejados mostra o número de pixels em cada nível de brilho. Por exemplo, um número elevado de pixels nas sombras (o lado esquerdo do histograma) indica a presença de detalhes de imagem nas áreas escuras.
Um histograma está disponível na janela de encaixe Ajustes, e nos seguintes filtros:
Cada foto acima possui uma exposição diferente: média (topo), superexposta (meio), subexposta (parte inferior). Os histogramas para cada foto (à direita) mostram como os pixels são distribuídos, indo do escuro ao claro. Em uma foto com exposição média, os pixels são distribuídos mais uniformemente na faixa tonal.
Alguns recursos documentados na Ajuda estão disponíveis exclusivamente para assinantes. Para mais informações sobre a assinatura do CorelDRAW, visite coreldraw.com.