• | Para ajustar objetos a um caminho |
• | Para escolher as configurações de Ajustar objetos ao caminho |
O recurso Ajustar objetos ao caminho permite que você ajuste qualquer tipo e quantidade de objetos a um caminho de sua escolha. As configurações inteligentes de distribuição e rotação ajudam você a personalizar a colocação de objetos no caminho.
Ajustando objetos a um caminho
Para ajustar objetos a um caminho |
1 . | Usando a ferramenta Seleção, selecione os objetos que deseja ajustar ao caminho. |
2 . | Mantenha a tecla Shift pressionada e clique no caminho. |
Se você não selecionar um caminho, o último objeto selecionado na etapa 1 será usado como caminho. |
3 . | Clique em Objetos Ajustar objetos ao caminho. |
4 . | No encaixe Ajustar objetos ao caminho, escolha quaisquer configurações desejadas. |
5 . | Clique em Aplicar. |
Para usar B-splines e linhas de conexão como caminhos, você deverá convertê-los em curvas primeiro.
Você também pode acessar o encaixe Ajustar objetos ao caminho no menu Janela Encaixes, ou você pode acessá-lo clicando no botão Personalização rápida de qualquer encaixe, ativando a caixa de seleção Ajustar objetos ao caminho.
Para ajustar uma mistura a um caminho, recomendamos que você utilize um método alternativo. Clique na ferramenta Mistura e no botão Propriedades do caminho na barra de propriedades. Escolha Novo caminho e, em seguida, clique em um caminho.
Para escolher as configurações de Ajustar objetos ao caminho |
Use os controles do encaixe Ajustar objetos ao caminho (Objetos Ajustar objetos ao caminho) para personalizar a forma como os objetos serão colocados no caminho e para criar efeitos exclusivos.
Manter originais: ative essa caixa de seleção para ajustar cópias dos objetos ao caminho selecionado e manter os objetos originais em seus lugares.
Duplicações: a opção Ajustar objetos ao caminho pode criar automaticamente cópias extras dos objetos selecionados e colocá-las no caminho. Especifique o número de cópias adicionais a serem ajustadas ao caminho na caixa Duplicações.
Agrupas todos os objetos: Ative esta caixa de seleção, caso você deseje que os objetos sejam agrupados depois de serem colocados no caminho. Como o caminho não é incluído no grupo, você pode movê-lo ou excluí-lo facilmente.
Tratar como contíguo: Esta opção causa um efeito quando você deseja ajustar objetos a caminhos fechados ou a caminhos que consistem em subcaminhos abertos.
Ordem: essa caixa de listagem permite que você escolha a ordem na qual os objetos selecionados aparecerão no caminho. Os objetos podem ser colocados na ordem em que foram selecionados ou em ordem inversa. Eles também podem ser colocados com base em seus tamanhos, larguras ou alturas.
Distribuição: essa caixa de listagem permite que você escolha um método de distribuição. Você pode distribuir objetos inserindo espaços iguais entre eles (Espaçamento uniforme entre objetos). Você também pode distribuir objetos espaçando uniformemente os pontos de referência selecionados.
O método de Espaçamento uniforme entre objetos insere espaços iguais entre os objetos no caminho.
Pontos de referência: Um objeto é ancorado (ajustado) no caminho pelos seus pontos de referência. A caixa de listagem Referência permite que você escolha o centro de rotação de cada objeto ou a origem do objeto para ser o ponto de referência. A origem do objeto, também chamada de "ponto de ancoragem", pode ser o centro do objeto ou qualquer um dos outros pontos da caixa delimitadora do objeto. Para alterar o ponto de origem, simplesmente clique em outro ponto no controle Origem.
Siga o caminho: Ao ativar esta caixa de seleção, os objetos serão girados para seguir a curva do caminho. Em termos mais técnicos, o ângulo de rotação de cada objeto corresponde ao ângulo tangencial do local na curva em que o objeto foi colocado.
Ignorar rotação inicial: Este controle permite que você limpe todas as rotações anteriores que tenham sido aplicadas ao caminho.
Os seguintes controles permitem que você aprimore a rotação de objetos ao longo do caminho.
Estilo: Escolha entre vários estilos de rotação para criar diversos efeitos de rotação. O estilo Uniforme permite que você adicione a mesma rotação para cada objeto ao longo do caminho especificando um valor na caixa Ângulo inicial. O estilo Progressivo trabalha junto com as caixas Ângulo inicial e Ângulo de rotação para adicionar uma rotação que sofra alterações ao longo do caminho. Se você desejar criar um efeito de rotação mais orgânico, com ângulos de rotação que variem aleatoriamente, é possível escolher Movimento ou Movimento progressivo. Você pode especificar o intervalo das rotações aleatórias.
Direção: por padrão, a rotação adicionada é aplicada no sentido anti-horário. Para alterar a direção, ative a caixa de seleção Sentido horário.
Ângulo inicial: adicione um ângulo de rotação em cada objeto.
Ângulo de rotação: esse controle funciona junto com os estilos Progressivo e Movimento progressivo. Ele permite que você adicione um ângulo de rotação para cada objeto, variando de 0º até o calor especificado. Suponha que você deseje ajustar um objeto e três duplicações em um caminho, e você especifica um Ângulo de rotação de 180º. Este Ângulo de rotação aplica uma rotação adicional de 0º ao primeiro objeto, 60º ao segundo objeto, 120º ao terceiro objeto e 180º para o último objeto.
Estilo de rotação progressiva com ângulo inicial de 5° e um ângulo de rotação de 180°
Revoluções: são outra forma de adicionar rotação aos objetos no caminho, progressivamente. Uma revolução equivale a 360º.
Intervalo: Este controle está disponível quando os estilos Movimento e Movimento progressivo estão selecionados. Especifique um intervalo de valores para as rotações aleatórias usados para criar movimento. Por exemplo, com um valor de 15º, os ângulos de rotação variam de 15º a -15º.
Nem todos os componentes estão disponíveis em nossas versões de teste, acadêmica e OEM. Componentes não disponíveis podem incluir aplicativos Corel, recursos, utilitários de terceiros e arquivos de conteúdo extra.
Copyright 2018 Corel Corporation. Todos os direitos reservados.