Links rápidos para procedimentos nesta página:

 
 
 

Utilizar efeitos e ferramentas de ajuste de cor individual

O Corel PHOTO-PAINT oferece filtros (efeitos de ajuste) e ferramentas para fazer ajustes na cor e no tom das imagens. Quando você ajusta a cor e o tom, ajusta elementos como matiz, saturação, brilho, contraste ou intensidade. Para ajustar a cor e o tom de toda imagem, aplique um filtro de ajuste diretamente à imagem ou aplique uma lente existente em uma camada de objeto separada que pode ser editada sem alterar a imagem original. Para obter informações sobre lentes, consulte Trabalhar com lentes.

Você ajusta parte de uma imagem editando o tamanho e a forma de uma lente ou criando uma área editável antes de aplicar um filtro de ajuste. Para obter informações sobre áreas editáveis, consulte Trabalhar com máscaras.

Antes de começar a trabalhar com filtros individuais, experimente usar o Lab de ajuste de imagem. Para obter informações sobre o Lab de ajuste de imagem, consulte Usar o Lab de ajuste de imagem.

A tabela a seguir mostra os filtros que podem ser utilizados para ajustes nas imagens.

Para ajustar
 
Use os seguintes filtros
Exposição, sombras, tons médios e destaques
Ajuste automático, Curva de tom, Gama, Equilibrar amostra/destino, Equilibrar tom automaticamente, Equalização de histogramas
Cor em geral
Matiz de cor, Equilibrar cores, Misturador de canais
Cores específicas
Cor seletiva, Substituir cores
Imagens esmaecidas e com pouco contraste
Tonalidade das cores,Brilho/Contraste/Intensidade, Intensificação de contraste, Equalização local
Saturação
Matiz/Saturação/Iluminação, Dessaturar

Escolher filtros de cor e tom

Alguns filtros ajustam automaticamente a imagem, enquanto outros oferecem diferentes graus de controle. Por exemplo, o filtro Ajuste automático ajusta a faixa tonal em todos os canais de cor automaticamente, enquanto o filtro Curva de tom permite usar canais de cor separados para selecionar e ajustar um tom ou uma cor. Filtros mais avançados, como Curva de tom e Intensificação de contraste, são precisos e podem corrigir muitos problemas, mas seu uso requer prática.

Utilizar histogramas

Você pode exibir a faixa tonal de uma imagem usando um histograma para avaliar e ajustar cores e tons. Por exemplo, um histograma pode ajudá-lo a detectar um detalhe em uma foto que esteja oculto devido à subexposição (uma foto capturada com pouca luz).

Um histograma possui um gráfico de barras horizontais que plota os valores de brilho dos pixels de sua imagem em uma escala de 0 (escuro) a 255 (claro). A parte esquerda do histograma representa as sombras de uma imagem, a parte do meio representa os tons médios e a parte direita representa as luzes. A altura dos cravejados indica o número de pixels em cada nível de brilho. Por exemplo, um número elevado de pixels nas sombras (o lado esquerdo do histograma) indica a presença de detalhes de imagem nas áreas escuras.

Um histograma está disponível com os seguintes filtros:

 
Intensificação de contraste
 
Equalização de histogramas
 
Equilibrar amostra/destino
 
Curva de tom

Cada foto acima possui exposição diferente: média (topo), superexposta (meio), subexposta (base). Os histogramas para cada foto (à direita) mostram como os pixels são distribuídos, indo do escuro ao claro. Em uma foto com exposição média, os pixels são distribuídos mais uniformemente na faixa tonal.

Ajustar a cor e o tom utilizando efeitos de pincel

É possível ajustar o brilho, o contraste, a matiz ou a saturação em partes de uma imagem aplicando efeitos de pincelada. Por exemplo, se você quiser clarear um objeto em uma foto, pode usar a ferramenta Brilho para clarear a área desejada sem afetar a área em torno.

Você pode utilizar um pincel predefinido ou criar um pincel personalizado. Para obter mais informações, consulte Criar pincéis personalizados.

Para ajustar a cor e o tom da imagem Voltar Ao Início
1.
 
Clique em Ajustar e clique em um filtro de ajuste.
2.
 
Especifique as configurações desejadas na caixa de diálogo.
Para obter descrições dos filtros de ajuste, consulte Explorar filtros de ajuste.
É possível comparar a imagem original com a ajustada clicando no botão Visualização de janela dupla nas caixas de diálogo de filtro.
Para ajustar a cor e o tom de uma área editável defina-a antes de clicar no filtro de ajuste.
Para ajustar o tom da imagem interativamente usando um histograma Voltar Ao Início
1.
 
Clique em Ajustar Intensificação de contraste.
2.
 
Mova as setas Valor inicial de aparagem para ajustar sombras e luzes.
A seta da esquerda permite escurecer áreas sombreadas. Arraste a seta até que ela aponte para a área em que o histograma inicie o cravejado.
A seta da direita permite clarear áreas destacadas. Arraste a seta até que ela aponte para a área em que o histograma interrompa o cravejado.
3.
 
Mova o controle deslizante Gama para ajustar os tons médios.
4.
 
Mova as setas de Compactação de faixa de saída para obter ajuste fino do contraste.
Para iluminar áreas escuras, mova a seta esquerda para a direita.
Para escurecer áreas iluminadas, mova a seta direita para a esquerda.

Você pode também
 
Ajustar cor da imagem.
Antes de ajustar o tom, escolha um canal de cor na caixa de listagem Canal.
Redistribuir pixels automaticamente pela gama de tons.
Ative a caixa de seleção Ajuste automático.
Definir valores de entrada e saída por meio de amostras de pixels na imagem.
Ative a opção Definir valores de entrada ou Definir valores de saída na área Exemplo de conta-gotas. Clique no botão conta-gotas Sombra para tirar amostras de áreas sombreadas ou clique no botão conta-gotas Destaque para obter amostras de áreas de destaque.

O histograma exibe valores ajustados como contorno preto e valores originais como tons de cinza.
É possível comparar a imagem original com a imagem ajustada clicando no botão Visualização de janela dupla nas caixas de diálogo de filtro.
Para ajustar a cor e o tom da imagem utilizando efeitos de pincel Voltar Ao Início
1.
 
Selecione um objeto ou uma imagem de fundo.
2.
 
Na caixa de ferramentas, clique na ferramenta Efeito .
3.
 
Na barra de propriedades, abra o seletor de Ferramenta efeito e clique em uma das seguintes opções:
Ferramenta Brilho — clareia ou escurece a imagem.
Ferramenta Contraste — aumenta ou diminui o contraste.
Ferramenta Matriz — desloca todos os matizes ao longo da roda de cores pelo número de graus especificado na caixa Quantidade.
Ferramenta Substituir matiz — mantém o brilho e a saturação das cores originais, mas substitui todos os matizes pela cor da tinta atual.
Ferramenta Esponja — aumenta ou diminui a saturação das cores.
Ferramenta Escurecer/clarear — clareia (superexposição) ou escurece (subexposição) a imagem. É possível escolher um pincel Escurecer ou Clarear predefinido da caixa de listagem Tipo de pincel.
Ferramenta Tingimento — usa a cor da tinta atual para tingir a imagem.
4.
 
Escolha um pincel na caixa de listagem Tipo de pincel na barra de propriedades.
Para personalizar o pincel, especifique as configurações desejadas na barra de propriedades.
5.
 
Arraste a janela de imagem.

Você pode também
 
Aumentar o efeito de uma ferramenta de pintura sem clicar várias vezes
Na janela de encaixe Configurações de pincel, clique no botão Cumulativa na barra Atributos da pincelada. Essa opção está disponível apenas para algumas das ferramentas de Efeito. Se a janela de encaixe Configurações de pincel não estiver aberta, clique em Janela Janelas de encaixe Configurações de pincel.
Aplicar o efeito a um objeto e ao fundo simultaneamente
Na janela de encaixe Configurações de pincel, clique no botão Origem de mesclagem na barra Atributos do salpico. Essa opção só está disponível quando o botão Cumulativa está desativado.


Comentários
Esta página foi útil? Envie comentários.

Copyright 2012 Corel Corporation. Todos os direitos reservados.