CorelDRAW permite gerenciar e exportar ativos usando o inspetor Exportar. Você pode exportar um ou mais objetos e páginas ou um grupo de objetos para os formatos PDF, JPEG, PNG, SVG, EPS, TIFF, GIF, BMP, CGM, PSD, WEBP, CDR, AI, DWG e DXF.
Para exportar um objeto, você deve selecioná-lo no documento e adicioná-lo à inspetor Exportar. É possível adicionar a página ativa à lista de exportação. Você também pode selecionar vários objetos ou páginas e, com um único clique, adicioná-los à lista de exportação; cada ativo aparecerá como uma entrada separada na lista. Para mais informações sobre a seleção de objetos, consulte Selecionar objetos. Para mais informações sobre a seleção de páginas, consulte Selecionar e ativar páginas.
Você pode remover um item selecionado da lista de exportação e selecionar todos os itens da lista e removê-los de uma vez.
Por padrão, quando você adiciona um ativo para exportação, o nome do arquivo que aparece na lista de exportação é igual ao nome do objeto no inspetor Objetos (Objeto
Objetos). Para alterar o nome de arquivo de um item de exportação, você pode renomeá-lo no inspetor Exportar. Você também pode adicionar um sufixo ao nome do arquivo para torná-lo mais significativo e descritivo. Por exemplo, se você estiver exportando o mesmo ativo de projeto para tamanhos diferentes, poderá adicionar um sufixo para indicar o tamanho.
Você pode exportar um ativo várias vezes com configurações diferentes. Por exemplo, para exportar rapidamente um logotipo para os formatos JPEG e PDF, adicione o logotipo uma vez, duplique-o na lista de exportação e ajuste as opções desejadas.
O CorelDRAW também permite reutilizar as configurações de exportação. Por exemplo, para exportar vários designs de um banner com as mesmas configurações, adicione o primeiro design à lista e especifique as opções de exportação. Em seguida, selecione as outras versões e adicione-as à lista de exportação com um único clique usando as configurações de exportação do primeiro design. As configurações de exportação são específicas de objeto; se você excluir um objeto de um documento, o objeto será removido automaticamente do inspetor Exportar, e não será mais possível usar as configurações associadas a esse item.
No inspetor Exportar, as páginas são listadas primeiro e organizadas na ordem em que aparecem no documento, independentemente da sequência em que você as adiciona para exportação. Todos os objetos são listados a seguir na ordem em que aparecem no inspetor Objetos. Por exemplo, em um documento de várias páginas, os objetos na página 1 serão listados antes dos objetos na página 5.
Também é possível abrir o inspetor Export clicando na Janela
Inspetores
Exportar.
Você também pode adicionar itens à lista de exportação clicando no botão Adicionar no final do inspetor Exportar e escolher uma opção.
A largura do contorno e a posição afetam as dimensões do objeto durante a exportação para formatos de bitmap. Se o contorno estiver centralizado ou fora da borda do objeto, o objeto exportado terá dimensões maiores do que as exibidas nas caixas Tamanho do objeto na barra de propriedades quando o objeto for selecionado. Para manter o objeto exportado do mesmo tamanho daquele em seu desenho, escolha a opção Contorno interno na área Posição do inspetor Propriedades. Para mais informações, consulte Para especificar as configurações de linhas e contornos. Objetos não alinhados a um número par de pixels ou texto que se estende além de sua caixa delimitadora também aumentarão as dimensões na exportação para garantir que todos os pixels selecionados em um documento sejam exportados.
O botão Exportar fica esmaecido quando não há itens selecionados.
Para exportar grupos vinculados, como contornos, misturas, extrusões, sombras e objetos criados com a ferramenta Mídia artística , primeiro agrupe os objetos no grupo vinculado e, em seguida, adicione o grupo o inspetor Exportar. Por exemplo, se você quiser exportar um objeto com uma sombra interna, crie um grupo a partir do objeto e da sombra e adicione o grupo o inspetor Exportar. Para mais informações sobre como agrupar objetos, consulte Para agrupar objetos.
Você também pode duplicar uma página e exportá-la para um novo documento. Para obter mais informações, consulte Para duplicar e exportar uma página para um novo documento.
Alguns recursos documentados na Ajuda estão disponíveis exclusivamente para assinantes. Para mais informações sobre a assinatura do CorelDRAW, visite coreldraw.com.