Você pode ajustar a cor e o tom da imagem alterando diretamente os canais de cor da imagem. O número de canais de cor em uma imagem depende do número de componentes no modo de cor associado a ela. Por exemplo, imagens em preto e branco, tons de cinza, dois tons e cores da paleta possuem somente um canal de cor; imagens em RGB e Lab possuem três canais, e imagens em CMYK possuem quatro canais de cor. Para obter mais informações sobre esses modelos de cor, consulte Modelos de cores. Canais adicionais podem ser usados para preservar quaisquer cores exatas em uma imagem. Para obter informações sobre canais de cores exatas, consulte Canais de cores exatas.
Exibir, misturar e editar canais de cores
Embora os canais de cor representem os componentes coloridos de uma imagem, por padrão eles são exibidos como imagens em tons de cinza na janela da imagem. No entanto, você também pode exibir esses canais em suas respectivas cores, de modo que o canal vermelho seja tingido de vermelho, o azul seja tingido de azul e, assim, sucessivamente.
É possível misturar os canais de cor para equilibrar as cores de uma imagem. Por exemplo, se uma imagem tiver muito vermelho, você ajustará o canal vermelho em uma imagem RGB para melhorar a qualidade da imagem.
Você pode editar canais de cor da mesma forma que edita outras imagens em tons de cinza. Por exemplo, é possível selecionar áreas, aplicar tintas e preenchimentos, adicionar efeitos especiais ou filtros e recortar e colar objetos no canal de imagem.
Dividir e combinar imagens utilizando canais de cor
Você pode dividir a imagem em uma série de arquivos de imagem em tons de cinza de 8 bits — sendo um para cada canal de cor do modo de cor. A divisão de uma imagem em arquivos de canais separados permite editar um canal sem afetar os outros, salvar informações do canal antes de converter a imagem em outro modo ou associar canais de um modo a outro para fins de edição. Por exemplo, se tiver uma imagem em RGB supersaturada, você pode reduzir a saturação dividindo a imagem no modo HSB e reduzindo a saturação do canal (S). Ao terminar a edição das imagens, você pode combiná-las em uma imagem. As imagens são combinadas automaticamente, com aplicação de valores de cor iguais.
É possível dividir uma imagem nos seguintes canais de cor:
Mesclar canais ou imagens utilizando cálculos
Você modifica uma imagem existente ou cria uma nova imagem composta através da combinação dos dados dos canais de uma imagem com os dados dos canais da outra. Um cálculo de modo de mesclagem é feito com os pixels e aplicado a um canal especificado, uma imagem aberta ou um novo arquivo. É possível utilizar cálculos para corrigir imagens mesclando canais de uma única imagem ou mesclando duas imagens criadas dividindo uma única imagem. Você pode criar um efeito de sobreposição combinando imagens diferentes. Para obter mais informações sobre modos de mesclagem, consulte Modos de mesclagem.
Você pode exibir canais de cores usando suas respectivas cores. Clique em Ferramentas
Opções
Corel PHOTO-PAINT. Clique em Exibir e ative a caixa de seleção Canais de cor de tela de tingimento.
Você pode misturar canais de cores na janela de encaixe Ajustes. Para obter mais informações, consulte Para aplicar um ajuste.
Você pode clicar no canal composto, na parte superior da janela de encaixe Canais para exibir a imagem editada.
Imagens nos modos de cor CMYK e Lab. devem ser divididas em seus canais de componentes originais.
O modo de mesclagem determina a forma como se misturam as cores. Para obter mais informações sobre modos de mesclagem, consulte Modos de mesclagem.
O comando Cálculos fica acinzentado se a imagem contiver objetos. Todos os objetos da imagem devem ser mesclados com o fundo da imagem antes de você efetuar cálculos de imagem.
Alguns recursos documentados na Ajuda estão disponíveis exclusivamente para assinantes. Para mais informações sobre a assinatura do CorelDRAW, visite coreldraw.com.